Final de festa

Tudo tem hora para começar e acabar!

Em São Paulo, via de regra, um evento dura de 04 a 06 horas. Exceções são tratadas como tal, mas a média é de 05hs. Nos períodos informados é necessário realizar uma série de cálculos para itens cruciais, como: comida, bebida, música, energia elétrica, pessoal  (garçons, maîtres, cozinheiros, auxiliares, recepcionistas, recepcionistas/manobristas de vallet (estacionamento), entre outros profissionais envolvidos.

Se a festa ultrapassa uma hora, sem prévio aviso, é necessário que, por exemplo, o buffet tenha uma sobra de comida e bebida pra fazer frente a esse excedente no período previsto. Além disso, todos os funcionários envolvidos devem ser reembolsados em mais uma hora. Caso sejam contratados no regime CLT, há os encargos normais, como adicional noturno e hora extra. Mesmo que sejam contratados como freelancers, o empregador deve reembolsar o funcionário para que não haja baixa no quadro de funcionários num próximo evento. Sem contar a energia elétrica do espaço locado, água, entre outros.

Enfim, tudo tem um custo. E o planejamento é essencial para que o custo para um número "x" de horas seja equalizado para que fique acessível à grande maioria dos clientes.
A mesma coisa acontece com o DJ. Dependendo do número de equipamentos contratado, ele é o primeiro a chegar ao local do evento, realiza a montagem e teste dos equipamentos e, dependendo da antecedência com que finalize a montagem e os testes, já fica pelo local para aguardar o evento iniciar. Normalmente, sem comer, e sem beber, pois são poucos os serviços de buffet que têm a solidariedade de fornecer ao DJ um simples copo d'água... quem dirá um alimentação.

Só neste ponto já foram, em média 4hs, desde a saída com os equipamentos, a chegada ao local do evento, a descarga e transporte dos equipamentos, o início e o término da montagem, e os testes. Daí pra frente, são mais 5hs de evento, normalmente apenas com o café da manhã ou um lanche  realizado antes do evento.

Agora, imagine que o DJ precisa ter concentração para levar a pista sempre cheia, animar os convidados para que todos se divirtam atender aos mais diversos pedidos de convidados (com e sem noção), enfim, realizar com maestria seu trabalho (e fique certo (a) disso: você, cliente, vai cobrá-lo caso ele não o faça!). Estenda essa obrigação a todos os colaboradores presentes no evento, que devem atender a todos com a mesma boa vontade, simpatia e rapidez, do começo ao fim do evento.
Sendo assim, imagine uma festa que, por um desejo do cliente, tenha dez, doze horas de duração, sem aviso prévio. Os que começarão a reclamar primeiro (e consequentemente, trabalharão de "cara fechada" mais cedo) serão os garçons (não todos, mas, uma grande maioria. acredite! Experiência própria!). Um truque normalmente utilizado é servir bebida quente, para que os convidados comecem a ir embora. O nível do tratamento também decai bastante, pois todos já se encontram cansados, esgotados e, além disso, a grande maioria depende de transporte coletivo para ir embora.

O DJ, neste ponto, será transformado em uma Jukebox humana e não conseguirá mais render o que conseguiria num período normal, pois além do cansaço físico e mental (detalhe: ainda terá que desmontar TODOS os equipamentos), ainda precisa dar atenção aos convidados, digamos, com maior teor alcoólico, pedindo para executar músicas que o DJ sequer conhece (e olha que DJ normalmente conhece MUITO de música), ou a mesma música por 20 vezes seguidas.

O resultado é que a festa fica maçante, chata, repetitiva, estressante, enfim, tudo que ninguém quer numa festa.
Mediante isso, e a já ter passado por experiências semelhantes devido  a inexperiência que o começo de carreira nos imputa, determinei, em contrato, que os eventos deveriam ter hora para começar e hora para acabar, justamente para que todos possam aproveitar de forma sadia todos os bons momentos da pista de dança, enquanto todos os profissionais envolvidos estão com garra e afinco para desempenhar plenamente suas funções. Tudo que o seu evento realmente merece e precisa!

Achei importante criar este tópico, também, para mostrar de forma clara os motivos das festas terem começo, meio e fim e que, ainda que este fim seja estendido de seu período original, os profissionais envolvidos devem ser recompensados pelos esforços que estão fazendo para que seu evento seja exatamente o que ele deve ser: UM SUCESSO!

Enfim, tudo tem um custo. E o planejamento é essencial para que o custo para um número "x" de horas seja equalizado para que fique acessível à grande maioria dos clientes.


A mesma coisa acontece com o DJ. Dependendo do número de equipamentos contratado, ele é o primeiro a chegar ao local do evento, realiza a montagem e teste dos equipamentos e, dependendo da antecedência com que finalize a montagem e os testes, já fica pelo local para aguardar o evento iniciar.