Tudo tem hora para começar e acabar!
Em São Paulo, via de regra, um evento dura de 04 a 06 horas.
Exceções são tratadas como tal, mas a média é de 05hs. Nos períodos informados
é necessário realizar uma série de cálculos para itens cruciais, como: comida,
bebida, música, energia elétrica, pessoal (garçons, maîtres, cozinheiros, auxiliares,
recepcionistas, recepcionistas/manobristas de vallet (estacionamento), entre
outros profissionais envolvidos.
Se a festa ultrapassa uma hora, sem prévio aviso, é
necessário que, por exemplo, o buffet tenha uma sobra de comida e bebida pra
fazer frente a esse excedente no período previsto. Além disso, todos os
funcionários envolvidos devem ser reembolsados em mais uma hora. Caso sejam
contratados no regime CLT, há os encargos normais, como adicional noturno e
hora extra. Mesmo que sejam contratados como freelancers, o empregador deve
reembolsar o funcionário para que não haja baixa no quadro de funcionários num
próximo evento. Sem contar a energia elétrica do espaço locado, água, entre
outros.
Enfim, tudo tem um custo. E o planejamento é essencial para
que o custo para um número "x" de horas seja equalizado para que
fique acessível à grande maioria dos clientes.
A mesma coisa acontece com o DJ. Dependendo do número de
equipamentos contratado, ele é o primeiro a chegar ao local do evento, realiza
a montagem e teste dos equipamentos e, dependendo da antecedência com que
finalize a montagem e os testes, já fica pelo local para aguardar o evento
iniciar. Normalmente, sem comer, e sem beber, pois são poucos os serviços de
buffet que têm a solidariedade de fornecer ao DJ um simples copo d'água... quem
dirá um alimentação.
Só neste ponto já foram, em média 4hs, desde a saída com os
equipamentos, a chegada ao local do evento, a descarga e transporte dos
equipamentos, o início e o término da montagem, e os testes. Daí pra frente,
são mais 5hs de evento, normalmente apenas com o café da manhã ou um
lanche realizado antes do evento.
Agora, imagine que o DJ precisa ter concentração para levar
a pista sempre cheia, animar os convidados para que todos se divirtam atender
aos mais diversos pedidos de convidados (com e sem noção), enfim, realizar com
maestria seu trabalho (e fique certo (a) disso: você, cliente, vai cobrá-lo
caso ele não o faça!). Estenda essa obrigação a todos os colaboradores
presentes no evento, que devem atender a todos com a mesma boa vontade,
simpatia e rapidez, do começo ao fim do evento.
Sendo assim, imagine uma festa que, por um desejo do
cliente, tenha dez, doze horas de duração, sem aviso prévio. Os que começarão a
reclamar primeiro (e consequentemente, trabalharão de "cara fechada"
mais cedo) serão os garçons (não todos, mas, uma grande maioria. acredite! Experiência
própria!). Um truque normalmente utilizado é servir bebida quente, para que os
convidados comecem a ir embora. O nível do tratamento também decai bastante,
pois todos já se encontram cansados, esgotados e, além disso, a grande maioria
depende de transporte coletivo para ir embora.
O DJ, neste ponto, será transformado em uma Jukebox humana e
não conseguirá mais render o que conseguiria num período normal, pois além do
cansaço físico e mental (detalhe: ainda terá que desmontar TODOS os
equipamentos), ainda precisa dar atenção aos convidados, digamos, com maior
teor alcoólico, pedindo para executar músicas que o DJ sequer conhece (e olha
que DJ normalmente conhece MUITO de música), ou a mesma música por 20 vezes
seguidas.
O resultado é que a festa fica maçante, chata, repetitiva,
estressante, enfim, tudo que ninguém quer numa festa.
Mediante isso, e a já ter passado por experiências
semelhantes devido a inexperiência que o
começo de carreira nos imputa, determinei, em contrato, que os eventos deveriam
ter hora para começar e hora para acabar, justamente para que todos possam
aproveitar de forma sadia todos os bons momentos da pista de dança, enquanto
todos os profissionais envolvidos estão com garra e afinco para desempenhar
plenamente suas funções. Tudo que o seu evento realmente merece e precisa!
Achei importante criar este tópico, também, para mostrar de
forma clara os motivos das festas terem começo, meio e fim e que, ainda que
este fim seja estendido de seu período original, os profissionais envolvidos
devem ser recompensados pelos esforços que estão fazendo para que seu evento
seja exatamente o que ele deve ser: UM SUCESSO!
Enfim, tudo tem um custo. E o planejamento é essencial para
que o custo para um número "x" de horas seja equalizado para que
fique acessível à grande maioria dos clientes.
A mesma coisa acontece com o DJ. Dependendo do número de
equipamentos contratado, ele é o primeiro a chegar ao local do evento, realiza
a montagem e teste dos equipamentos e, dependendo da antecedência com que
finalize a montagem e os testes, já fica pelo local para aguardar o evento
iniciar.